terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Comportamento do Consumidor

O estudo do comportamento do consumidor tem como objetivo buscar, analisar e compreender o comportameno de consumo dos consumidores e descobrir quais são os fatores que motivam uma pessoa a realizar uma compra e escolher por um determinado produto ou seviço. A análise desses fatores motivacionais é de extrema importância para a sobrevivência de uma empresa em seu mercado competitivo.
Os profissionais de marketing devem primeiramente partir do consumidor e não do produto, ou seja, de nada adianta você criar um produto que não seja necessário para o mundo consumidor, mas se você criar um produto baseado na análise de um fator motivaional e de uma necessidade de mercado, o produto terá uma melhor inserção do mercado. Pois se você criar um produto desnecessário ao mercado, você terá que criar meios de gerar necessidades e gerar estímulos de consumo.
As informações coletadas são bases para a elaboração dos planos e das estratégias de marketing, além de auxiliarem em todo o processo de tomada de decisão. Muitas destas informações são coletadas através de pesquisas qualitativas e quantitativas, muitas vezes estas pesquisas são realizadas pelo próprio departamento de marketing da empresa ou realizá-se a terceirização dessa atividade, por meio de empresas específicas em perquisas de marketing.
As empresas que possuem a informação e entende o comportamento do consumidor tem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

As características que influenciam no comportamento do consumidor são divididas em quatro grupos, observe abaixo:

*CULTURAL: cultura, subcultura e classe social;
*SOCIAL: grupos de referência, família, papéis e status;
*PESSOAL: idade e fase do ciclo da vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida, personalidade e autoconceito;
*PSICOLÓGICO: motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes.

Dos fatores acima a Cultura é a mais determinante dos desejos e do comportamento humano, lembrando que os fatores cultarais variam de região para região, por isso não deve-se generalizar. A família é o segundo maior fator motivacional. Para cada fator deve-se traçar estratégias específicas, ou seja, deve-se observar as diferenças e traçar a estratégia que atinja o seu objetivo.
O processo de aprendizagem também é importante, pois através dele observamos o processo pelo qual as pessoas adquirem o conhecimento e a experiência de consumo, podendo isto afetar um comportamento futuro.

Sendo assim finalizo com a seguinte expressão:

QUEM TEM INFORMAÇÃO, TEM O PODER!!!

Grande abraço a todos e ótimas vendas.

RAFAEL ZAMUNÉR