Atualmente nesse mercado baseado pela concorrência acirrada, devemos manter o foco em nossos clientes e não mais em nossos produtos e/ou serviços.
Você tem o foco no cliente ou em seu produto / serviço ? Se a resposta for em produto, a melhor atitude a se tomar é começar a mudar este conceito e refletir sobre o assunto.
Para fundamentar este contexto, exponho os seguintes exemplos:
1) Na verdade o que um cliente espera quando compra uma FURADEIRA??
Resp: Se a resposta se basear apenas em que ele espera comprar uma ferramenta, vemos que já temos um problema. Na verdade quando um cliente compra um furadeira, na verdade ele está comprando o "FURO".
2) Na verdade o que um cliente espera quando compra um CURSO DE INFORMÁTICA??
Resp: Na verdade ele não está interessado no curso em si, no diploma, mas sim no CONHECIMENTO, CAPACITAÇÃO que irá adiquirir com a compra desta prestação de serviço.
3) Na verdade o que um cliente espera quando compra uma COXINHA DE FRANGO?
Resp: Ele não compra uma coxinha apenas porque acha ela "bonitinha" quando expostas nas estufas nos restaurantes, mas sim pelo fato de saciar sua fome, seu desejo.
Baseando-se nos exemplos apresentados acima, podemos afirmar que o principal motivo que leva uma pessoa a realizar um processo de consumo é a realização de um desejo, de uma necessidade, etc... Ou seja, o cliente busca o intangível (o não tocável).
Sendo assim, devemos ter o nosso foco baseado nos clientes, devemos buscar e oferecer o que eles realmente buscam, exigem e esperam.
A empresa que tiver como referência o foco no cliente, terá uma possibilidade de conquistar maiores nichos de mercado e de fidelizá-los.
Ótimas vendas a todos!!!!
Cordialmente,
RAFAEL ZAMUNÉR
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segunda-feira, 21 de abril de 2008
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